Sul Governador Eduardo Leite diz que o Rio Grande do...

Governador Eduardo Leite diz que o Rio Grande do Sul é um dos Estados com maior “portfólio de privatizações”

-

- Advertisment -

O governador Eduardo Leite se reuniu com o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Gustavo Montezano, nesta terça-feira (03), em Brasília, para avaliar a evolução dos cronogramas das modelagens dos projetos de desestatização já estabelecidas, além de discutir novas possibilidades.

“O Rio Grande do Sul é um dos Estados que têm um dos maiores portfólios de projetos de PPPs [parcerias público-privadas] e privatizações, e fazemos essas reuniões periódicas para acompanhar o estágio de cada uma delas. Entre elas, está a CEEE-D [Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica], cujo edital está previsto para ser publicado ainda em dezembro”, destacou o governador.

Em maio do ano passado, o governo do Estado e o BNDES assinaram um acordo de cooperação técnica que determinou que o banco seria responsável por efetuar a coordenação do projeto de desestatização da CEEE, da Sulgás (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul) e da CRM (Companhia Riograndense de Mineração) durante todas as fases, que compreendem estudos e modelagem econômico-financeira, consulta e audiência pública, realização do leilão e assinatura do contrato entre o setor público e o parceiro privado.

Há, ainda, projetos que abrangem concessões rodoviárias e parcerias público-privadas envolvendo a Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento), além de outras possibilidades de participação privada que poderão ser incluídos na parceria entre o BNDES e o Estado.

O primeiro contrato de estruturação para a modelagem de uma das empresas foi assinado em agosto de 2019, envolvendo a privatização da CEEE-D e da CEEE-GT (Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica).

Os secretários Artur Lemos Júnior (Infraestrutura e Meio Ambiente), Marco Aurelio Cardoso (Fazenda) e Ana Amélia Lemos (Relações Federativas e Internacionais), o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e os presidentes da Corsan, Roberto Barbutti, e da CEEE, Marco Soligo, também participaram do encontro.

Ultimas Notícias

Além da Ilusão: Heloísa confessa crime de Joaquim para Violeta

Violeta (Malu Galli) verá sua vida virar completamente de cabeça para baixo em Além da Ilusão. Isso porque a...

Colesterol alto é fator de risco para doenças cardiovasculares

O presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes - Regional RJ (SBD-RJ), Daniel Kendler, lembra, no Dia Nacional...

“Bolsonaro é um criador de crises”, diz Maílson da Nóbrega

Exatamente. O desafio dos dois, mas é mais do Bolsonaro do que do Lula, é reduzir a...

Caixa divulga calendário de pagamento de benefícios a caminhoneiros e taxistas

A Caixa vai iniciar o pagamento do Benefício Caminhoneiro e do Benefício Taxista este mês. Os auxílios serão creditados...