Eleições municipais terão intérpretes de libras para auxiliar deficientes auditivos no Rio Grande do Sul

Nestas eleições municipais, os eleitores deficientes auditivos que tiverem dificuldades de se comunicar no momento da votação poderão solicitar o auxílio de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Esse serviço será oferecido pelo TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul) por meio de uma parceria com uma empresa especializada.

O mesário ou qualquer integrante da equipe que estiver trabalhando nas seções eleitorais do Estado poderá ligar para a Central de Libras e realizar chamadas de vídeo com intérpretes de Libras. Serão dois profissionais atuando desde o início da votação.

A iniciativa surgiu do Comitê Valor Público: Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade e é uma alternativa para suprir a dificuldade de comunicação dos eleitores surdos que não poderão fazer a leitura labial devido à obrigatoriedade do uso de máscaras.

Todas as seções do RS terão à disposição o telefone de contato com a Central de Libras: (51) 99511-0746.

Sintetizador de voz nas urnas

As eleições de 2020 serão o primeiro pleito em que os eleitores com deficiência visual poderão ouvir o nome do candidato após digitar o número correspondente na urna eletrônica. Trata-se do recurso de sintetização de voz, tecnologia que transforma texto em som e simula como se a máquina fizesse o papel de uma pessoa lendo o conteúdo de algum documento.

Até as últimas eleições, a urna emitia mensagens gravadas que indicavam ao eleitor que não enxerga o número digitado, o cargo para o qual estava votando e as instruções sobre as teclas “Confirma”, “Corrige” e “Branco”.

Todas as urnas das 165 zonas eleitorais do Estado receberão o software com o recurso de sintetização de voz, mas somente as seções que tiverem cadastrados eleitores com deficiência visual terão fones de ouvido à disposição.

By Natasha Figueredo

Veja Também