Rio Grande do Sul autoriza entrada em programa que garante subsídio de R$ 1,20 por litro de diesel

Nesta terça-feira (23), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS) deu luz verde para que o estado ingresse no Regime Emergencial de Abastecimento Interno de Combustíveis. Este programa estabelece uma subvenção temporária de R$ 1,20 por litro de diesel, que será financiada em partes pela União e pelo Estado.

A aprovação foi feita através do Projeto de Lei Complementar 203/2026, que obteve 47 votos a favor e nenhum contra. A proposta inclui a possibilidade de efeitos retroativos referentes aos meses de abril e maio.

No modelo proposto, a União será responsável por subsidiar R$ 0,60 por litro de diesel, enquanto os Estados que se juntarem à iniciativa arcarão com os outros R$ 0,60.

Para o Rio Grande do Sul, a previsão é que essa medida gere um impacto financeiro na ordem de R$ 118,6 milhões. O regime foi estabelecido pela Medida Provisória nº 1.349/2026.

Essa decisão foi motivada pelos efeitos da elevação no preço do diesel na economia gaúcha. O atual clima de incerteza no mercado internacional de petróleo está atrelado ao conflito entre os Estados Unidos e o Irã, além dos reflexos nos custos globais dos combustíveis.

Desde o ano passado, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) aplicado sobre combustíveis é regido pelo sistema ad rem, com uma cobrança fixa por litro em todo território nacional. Atualmente, a alíquota vigente é de R$ 1,17 por litro.

Com esse modelo, um aumento no preço dos combustíveis não resulta automaticamente em um acréscimo no imposto cobrado por litro ou em uma maior arrecadação estadual.

By Novidades do Sul

Veja Também