Saúde Com piora global da saúde mental, OMS pede mais...

Com piora global da saúde mental, OMS pede mais investimentos no setor

-

- Advertisment -

Por conta do aumento de problemas de saúde mental no mundo todo durante a pandemia da Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu, em documento publicado nesta quinta (17/6), que todas as nações façam mais investimentos no setor, enfatizando que “o sofrimento é enorme”.

Somente em 2020, as taxas de depressão e ansiedade subiram 25%, em um momento em que os escassos recursos de saúde estavam voltados para o combate do coronavírus.

Se antes da Covid-19, quase 1 bilhão de pessoas viviam com um transtorno mental, segundo relatório da agência da ONU sobre a situação da saúde mental global, a tendência é que esse número tenha sofrido um aumento drástico nos últimos anos.

Apesar do crescimento do interesse pelo assunto, não houve melhora nos investimentos dos países na área. De acordo com o relatório da OMS, apenas 2% dos orçamentos nacionais de saúde e menos de 1% de toda a ajuda internacional são dedicados à saúde mental.

“Todos esses números são muito, muito baixos”, declarou o consultor da Unidade de Saúde Mental da OMS Mark Van Ommeren, em coletiva de imprensa.

Desigualdade e estigmas

O documento ainda aponta que uma em cada oito pessoas no mundo vive com uma doença mental. O Relatório Mundial sobre Saúde Mental indica que essa realidade é agravada em situações de desigualdade no acesso a cuidados. Em países de alta renda, mais de 70% das pessoas com psicoses recebem tratamento, contra 12% em países de baixa renda.

O relatório pede ainda o fim da estigmatização associada à saúde mental. Segundo o documento, uma em cada 20 tentativas de suicídio leva à morte, sendo essa a causa de uma em cada 100 mortes anualmente em todo o mundo.

O diretor-geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus afirmou em nota que todos, em algum momento da vida, terão contato com alguém que sofre de problemas mentais.

“Investir em saúde mental é investir em uma vida e em um futuro melhor para todos”, conclui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Ultimas Notícias

Menina de 11 anos grávida após ser estuprada consegue fazer aborto legal

A menina de 11 anos, que teve o direito ao aborto legal negado em Santa Catarina, conseguiu...

Guito lembra 1° encontro com Almir Sater: “Vinte minutos sem falar”

Guito, ator de Pantanal, participou do programa Encontro com Fátima Bernardes nesta quinta-feira (23/6) e comentou a relação com Almir...

Milton Ribeiro e pastores passam por audiência de custódia nesta 5ª

Os presos durante a Operação Acesso Pago, da Polícia Federal, passarão por audiência de custódia nesta quinta-feira (23/6). O ex-ministro...

Estudo mostra que câncer de mama se espalha mais durante a noite

Um time de pesquisadores da ETH Zurich, na Suíça, descobriu que as células do câncer de mama se espalham...