Saúde Vacina contra Covid-19 em Porto Alegre: veja onde se...

Vacina contra Covid-19 em Porto Alegre: veja onde se vacinar

-

- Advertisment -

A Prefeitura de Porto Alegre começou a vacinação contra a Covid-19 em 19 de janeiro de 2021 imunizando os primeiros grupos prioritários. Desde lá, o público-alvo foi sendo ampliado na medida que mais doses chegaram ao estado.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece, neste sábado (9), vacinação contra a gripe e Covid-19 em diferentes locais. No domingo (10), não haverá imunização.

Vacinação pediátrica

A primeira dose de CoronaVac e de Pfizer estará disponível para crianças de 5 a 11 anos em quatro pontos: unidades de saúde São Borja, Mário Quintana e Clínica da Família Mauro Ceratti, das 9h às 16h, e na escola Neusa Goulart Brizola, das 9h às 13h.

A segunda dose de CoronaVac e de Pfizer será oferecida a crianças vacinadas há 28 dias e oito semanas, respectivamente, nos mesmos locais.

Para receber a primeira dose, é preciso apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais devem estar presentes no momento da vacinação ou enviar autorização assinada. No caso da segunda dose, é preciso apresentar carteirinha de vacinação.

Vacinação de adultos

Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses para adultos no Shopping João Pessoa e nas unidades de saúde São Borja e Mário Quintana, das 9h às 16h. Excepcionalmente, na unidade Mario Quintana, não haverá aplicação de quarta dose em idosos a partir de 80 anos.

A primeira dose será oferecida para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Para receber a vacina, basta apresentar documento de identidade com CPF.

A segunda dose estará disponível para vacinados com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen há oito semanas e Coronavac há 28 dias. Além do documento de identidade, é necessário levar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.

A terceira dose estará disponível para imunocomprometidos a partir de 18 anos vacinados com a segunda dose da Janssen há quatro meses. Com relação às demais vacinas, estão aptas todas as pessoas a partir de 18 anos vacinadas com a segunda dose há quatro meses, gestantes e puérperas de 12 a 17 anos com a segunda dose há quatro meses e imunocomprometidos a partir de 12 anos com a segunda dose há oito semanas.

Já a quarta dose estará disponível para todos os imunocomprometidos a partir de 12 anos e idosos a partir de 80 anos vacinados com a terceira dose há quatro meses. Para receber a terceira ou quarta dose, além de comprovante de identidade com CPF e carteira de vacinação, imunocomprometidos devem apresentar também comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Vacinação contra a gripe

A vacinação contra a gripe será oferecida em três pontos: unidades de saúde São Borja, Mario Quintana e Clínica da Família Mauro Ceratti, das 9h às 16h. O público-alvo são idosos a partir de 60 anos e profissionais de saúde. Para receber a imunização, idosos deverão apresentar documento que comprove a idade. No caso dos trabalhadores da saúde, devem apresentar contracheque ou outro documento que demonstre o vínculo empregatício.

Atendimento

O atendimento para sintomáticos acontece durante o final de semana para pessoas com sintomas de Covid-19 – febre ou sensação de febre, cansaço, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato ou no paladar, fraqueza e dor muscular -, que podem procurar um dos pronto-atendimentos ou a UPA Moacyr Scliar, com funcionamento nas 24 horas do dia.

Serviço:

  • Vacinação contra a Covid-19 – adultos
    9h às 16h:
    Shopping João Pessoa – avenida João Pessoa, 1831, bairro Farroupilha
    Unidade de Saúde São Borja – rua Martim Ferreira de Carvalho, 271, bairro Sarandi
    Unidade de Saúde Mário Quintana (exceto 4ª dose para idosos a partir de 80 anos) – rua 698, número 106, bairro Farrapos
  • Vacinação contra a Covid-19 – crianças
    9h às 16h:
    Clínica da Família José Mauro Ceratti – Estrada João Antonio da Silveira, 3330, bairro Restinga
    Unidade de Saúde São Borja – rua Martim Ferreira de Carvalho, 271, bairro Sarandi
    Unidade de Saúde Mário Quintana – rua 698, número 106, bairro Farrapos
    9h às 13h:
    Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola – rua Monsenhor Ruben Neis, 430, Cavalhada
  • Vacinação contra a gripe:
    9h às 16h:
    Unidade de Saúde São Borja – rua Martim Ferreira de Carvalho, 271, bairro Sarandi
    Unidade de Saúde Mário Quintana – Rua 698, número 106, bairro Farrapos
    Clínica da Família Mauro Ceratti – Estrada João Antonio da Silveira, 3330, bairro Restinga
  • Pronto-atendimentos 24h para pessoas com sintomas de Covid-19:
    PA Cruzeiro do Sul – rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza
    PA Bom Jesus – rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus
    PA Lomba do Pinheiro – Estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro
    UPA Zona Norte Moacyr Scliar – rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil

O que levar

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com foto. No caso de crianças, deve ser apresentado documento de identidade do pai, mãe ou responsável e da criança, comprovante da condição de saúde (no caso de comorbidade ou deficiência). Os pais devem estar presentes no momento da vacinação ou enviar autorização assinada.

Não é mais necessário levar comprovante de residência. A população poderá apresentar uma autodeclaração simples com nome e o endereço em que reside.

Adolescentes acima de 12 anos com comorbidades devem comprovar a condição (receita, laudo de exame, laudo ou relatório médico, etc).

Para segunda dose, é necessário levar identidade com foto e cartão com registro da primeira aplicação.

Imunossuprimidos devem apresentar também comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Ultimas Notícias

Além da Ilusão: Heloísa confessa crime de Joaquim para Violeta

Violeta (Malu Galli) verá sua vida virar completamente de cabeça para baixo em Além da Ilusão. Isso porque a...

Colesterol alto é fator de risco para doenças cardiovasculares

O presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes - Regional RJ (SBD-RJ), Daniel Kendler, lembra, no Dia Nacional...

“Bolsonaro é um criador de crises”, diz Maílson da Nóbrega

Exatamente. O desafio dos dois, mas é mais do Bolsonaro do que do Lula, é reduzir a...