Sul PF cumpre 295 ordens judiciais contra organização criminosa do...

PF cumpre 295 ordens judiciais contra organização criminosa do Vale do Sinos, no RS

-

- Advertisment -


Estão sendo cumpridos 35 mandados de prisão preventiva e 39 de busca e apreensão no Rio Grande do Sul e no Paraná. Além disso, bens foram sequestrados e contas bancárias bloqueadas. Operação tem o objetivo de combater lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas
Divulgação/PF
A Polícia Federal cumpre 295 ordens judiciais, nesta quinta-feira (5), em uma operação para combater lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas e crimes contra o Sistema Financeiro Nacional praticados por uma organização criminosa localizada no Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul.
Segundo a PF, estão sendo cumpridos 35 mandados de prisão preventiva e 39 de busca e apreensão nas cidades de Novo Hamburgo (21), Campo Bom (5), Estância Velha (4), Portão (4), São Sebastião do Caí (1), Nova Hartz (1), Tramandaí (1), Tapes (1), no Rio Grande do Sul e São Miguel do Iguaçu (1) e Medianeira (1), no Paraná.
Além disso, foram sequestrados mais de R$ 20 milhões em bens do narcotráfico. Isso foi feito por meio de sequestro e arresto de dezenas de veículos de luxo, além de 110 imóveis.
A PF acrescentou que também estão sendo bloqueadas 111 contas bancárias de pessoas físicas e de empresas, cujos valores serão contabilizados após o cumprimento das medidas judiciais.
Investigação
Durante a investigação, que apurou o transporte de cocaína para a região do Vale dos Sinos, a Polícia Federal identificou e mapeou os níveis hierárquicos mais altos da organização criminosa.
As autoridades tomaram conhecimento sobre a lavagem de dinheiro e os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, que tinham como objetivo o pagamento dos carregamentos de drogas e de armamentos, sendo que os valores eram remetidos para o Paraguai.
Em seis meses de investigação, foi identificada a movimentação de quatro toneladas de cocaína do Paraguai para o Rio Grande do Sul, em carregamentos semanais que variavam de 100 a 400 quilos.
No decorrer da investigação, atuando em Cooperação Policial Internacional, as autoridades conseguiram prender um dos maiores chefes do tráfico de drogas no estado do Rio Grande do Sul, que estava foragido no Paraguai e que liderava a organização criminosa alvo da ação desta quinta.
Os crimes detectados, até o momento, foram organização criminosa, tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico de drogas, operação de instituição financeira sem a devida autorização, operação de câmbio não autorizada e lavagem de dinheiro.
PF faz operação e cumpre 295 ordens judiciais
Divulgação/PF
Veja outras notícias do Bom Dia Rio Grande

Ultimas Notícias

Renova Energia focará sua atuação na geração eólica e possui 5 GW em projetos

São Paulo, setembro de 2021 – A fonte eólica possui 19,1 GW de capacidade instalada no Brasil e...

Renova Energia inicia novo ciclo e possui projetos que juntos somam 5 GW de energia eólica

São Paulo, setembro de 2021 – A Renova Energia, pioneira no Brasil na geração por fontes renováveis, anunciou...

Nordeste sustenta abastecimento de eletricidade no País

A previsão é que a eletricidade gerada pela força dos ventos alcance...

Geração dos ventos torna-se aliada contra a crise de energia do País

A previsão é que a eletricidade gerada pela força dos ventos alcance...