Sul Bugios feridos recebem tratamento e se recuperam no zoológico...

Bugios feridos recebem tratamento e se recuperam no zoológico de Gramado

-

- Advertisment -


Filhote foi encontrado com lesões nos membros, e adulto foi levado com sinais de choque elétrico. Mais velho será solto no habitat natural nesta quinta-feira (5). Bugio adulto recebeu tratamento no Gramadozoo
Halder Ramos/Divulgação
Dois bugios-ruivos que foram resgatados e tratados no zoológico de Gramado, na Serra, já estão recuperados. Um deles, o adulto, deve ser devolvidos à natureza nesta quinta-feira (5).
Os animais foram encontrados em outubro com várias lesões. O mais velho foi atingido por um choque elétrico ao pular em árvores que estavam próximas a uma rede de energia.
O animal foi resgatado por populares e levado ao zoo pela Prefeitura de Gramado. Ele chegou ao centro de tratamento em 24 de outubro em situação grave.
“O quadro dele era muito delicado. Passou vários dias sem comer. Tinha lesões na face, rabo e mão. Com medicação diária, conseguimos recuperar o animal, que está apto a ser solto. Todas as lesões cicatrizaram bem. Felizmente, ele reagiu bem ao tratamento. Cumprimos com nosso papel de zelar pelo bem-estar animal”, afirma o veterinário responsável pelo Gramadozoo, Renan Alves Stadler.
Bugio filhote tinha lesões nas patas
Halder Ramos/Divulgação
Já o filhote chegou antes ao zoo, em 12 de outubro, com lesão na perna e nas mãos. Segundo o veterinário, a causa pode ter sido uma mordida de cachorro ou uma briga com outro macaco.
“Durante 16 dias, realizamos a troca diária do curativo na perninha. Agora, ele está conseguindo realizar os movimentos das mãos e da perna. Em breve, estará totalmente recuperado”, afirma.
Porém, por se tratar de um animal jovem, é pouco provável que consiga ser reinserido na natureza. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) será a responsável por encaminhá-lo para o local mais adequado.
“Nós o recebemos para o atendimento emergencial. Nosso trabalho de recuperação sempre busca a reintrodução, mas é pouco provável por se tratar de um filhote”, explica Stadler.
Confira os destaques de G1 RS:

Ultimas Notícias

Bolsonaro declara apoio a Busato, assista ao vídeo

O presidente Jairo Bolsonaro (sem partido) gravou um vídeo em apoio à reeleição do atual prefeito de...

Rio Grande do Sul registra 3.957 novos casos de Covid-19 e mais 91 mortes provocadas pela doença

Por Redação O Sul | 12 de novembro de 2020 O Rio Grande do Sul registrou 3.957 novos casos de...

Cães de terapia e assistência podem acessar locais públicos e privados no Rio Grande do Sul

Por Redação O Sul | 12 de novembro de 2020 Os animais devem usar colete de identificação Foto: Pixabay Os animais devem...

Polícia Federal apreende mais de uma tonelada de maconha na Região Norte do Rio Grande do Sul

Por Redação O Sul | 12 de novembro de 2020 A PF (Polícia Federal) apreendeu, na madrugada desta quinta-feira (12),...