Economia STJ julgará qual é a taxa aplicável em ações...

STJ julgará qual é a taxa aplicável em ações de indenização

-

- Advertisment -

O Superior Tribunal de Justiça vai julgar na próxima terça-feira uma ação que discute a forma de correção em condenações civis provenientes de relações extracontratuais — um julgamento que pode impactar cerca de 80 milhões de brasileiros que têm ações de indenização na Justiça.

A discussão, que será feita pela Quarta Turma, definirá se a taxa aplicável nesses casos deve ser a atual – de 1% ao mês (12% ao ano) mais correção monetária – ou a Selic, algo em torno de 2% ao ano, o que pode levar o país a uma enxurrada de revisões de processos no judiciário.

Na prática, caso os ministros decidam pela aplicação da Selic, há a possibilidade de que sejam abertos precedentes para que todas as ações vigentes na justiça brasileira sejam revistas a fim de serem aplicadas taxas menores nas sentenças, criando um cenário de insegurança jurídica.

Ultimas Notícias

Um dos maiores comunicadores do estado de Pernambuco, prestigia a 2ª edição do GODIGITAL

Robson Ouro Preto marcou presença no Festival GoDigital. A segunda edição do evento foi realizada no Centro de Convenções...

Robson Ouro Preto é empossado novo presidente da Fundação Fonte Cultural

Após assembleia geral realizada na manhã da última quarta-feira (18), Robson Ouro Preto tomou posse do cargo da presidência...

Lucas Soares Fontes fala sobre fraude de quase R$500 milhões no INSS

Ao longo de toda a sua história, o INSS tem sido alvo de inúmeros tipos de fraude. Para o advogado e gestor...

Contradizendo Fake News espalhadas, Braiscompany demonstra firmeza e continua de portas abertas e operações a todo vapor.

Após Live do CEO, Antônio Neto Ais, clientes demonstram apoio para a empresa que há 05 anos transforma milhares...