A onda de calor que atua sobre o Rio Grande do Sul desde o início da semana chega ao fim neste sábado (7), conforme alertas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). A mudança no padrão do tempo será marcada pela atuação de instabilidades, com previsão de temporais ao longo do dia e queda gradual das temperaturas em todas as regiões do Estado.
O aviso de onda de calor, classificado como de grande perigo, perde validade à 1h deste sábado. O fenômeno elevou as temperaturas para até 5°C acima da média por mais de cinco dias consecutivos em regiões como Noroeste, Norte, Fronteira Oeste, Campanha e áreas do Centro e dos Vales do Taquari e do Rio Pardo.
Temporais marcam a transição do tempo
Com o enfraquecimento da massa de ar quente, o INMET publicou dois alertas amarelo de tempestade a partir da madrugada de sábado. A previsão indica chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros ao longo do dia, além de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.
As instabilidades devem atingir grande parte do Estado ao longo do sábado, com maior atenção para as regiões Noroeste e Norte, onde o alerta se estende até o domingo (8). Apesar do baixo risco de cortes de energia e alagamentos, há possibilidade de danos pontuais, como queda de galhos de árvores e prejuízos localizados.
Instabilidade provoca declínio das temperaturas
Além dos temporais, o avanço das instabilidades provoca mudança no padrão térmico. O Inmet também emitiu aviso de declínio de temperatura, válido desde a madrugada de sábado até a noite de domingo em todas as regiões gaúchas.
O declínio não caracteriza frio intenso, mas encerra o período de calor extremo e traz alívio gradual, especialmente nas áreas que registraram máximas elevadas nos últimos dias.
A Defesa Civil orienta que a população acione, em caso de emergência, o telefone 199.
O post Onda de calor chega ao fim neste sábado com temporais e queda de temperatura no RS apareceu primeiro em Agora RS.
