Viralizou recentemente nas redes sociais o Teste de Patologia do Ursinho Pooh, um quiz com 33 perguntas que identifica traços de depressão, TDA, TDAH, autismo, ansiedade, TOC e esquizofrenia, associando cada um dos transtornos a um personagem do desenho animado.
O psicólogo Alexander Bez, especialista em saúde mental, explicou que o teste lúdico não deve ser levado a sério e não gera um diagnóstico verdadeiro:
“O único profissional habilitado para aplicar testes é o psicólogo, é um instrumento muito sério que ocorre de maneira muito individual com cada paciente e, dependendo da situação, podem demorar de 7 a 10 dias para gerar algum resultado.”, explica Bez.
Alexander explica que essa é uma brincadeira totalmente negativa, que mostra aspectos da realidade de uma maneira distorcida. Os testes reais são feitos por profissionais sérios e especializados, em um ambiente propício para os pacientes e realizados de maneira muito particular.
Associar determinados comportamentos e até mesmo personagens a transtornos mentais de forma superficial e estereotipada podem gerar autodiagnósticos errôneos e a estigmatização de pessoas com transtornos mentais. Resultados equivocados podem gerar ansiedade, automedicação e até mesmo o adiamento de um tratamento adequado com profissionais.
Márcia Stival Assessoria (11) 3213-4252 [email protected] https://www.instagram.com/marciastivalassessoria/?hl=pt