Vereador é suspeito de injúria racial em manifestação durante sessão na Câmara de Vacaria;

Caso aconteceu durante sessão na terça-feira (30), enquanto o político fazia críticas ao governo federal. Vereadora registrou boletim de ocorrência por injúria racial e racismo e prepara denúncia destinada à comissão de ética. Câmara aguarda documento para se posicionar.

O vereador Moacir José Bossardi (PSDB) é suspeito de crime de injúria racial durante uma manifestação na sessão da Câmara de Vereadores de terça-feira (30) em Vacaria, na Serra do Rio Grande do Sul. “Vão comer picanha, negrada, é o que vocês merecem”, disse o político. Vídeo cima.

Ao g1, a assessoria de Bossardi informou que o vereador seria consultado sobre se queria se posicionar ou não. Até a publicação desta reportagem, ele não havia se manifestado.

Conforme a Câmara, a frase foi dita durante uma ocasião da sessão chamada de “explicações pessoais”, em que os vereadores têm cinco minutos para falar sobre qualquer assunto. Alguns parlamentares usaram o tempo para criticar ações do Governo Federal. Bossardi criticava a gestão da saúde municipal e ao Governo Federal.

“A população não consegue mais acreditar em mentiras, em promessas. Tanto que o presidente aí prometeu picanha para a pobreza, agora tá dando abóbora. Os caminhões de abóbora. Vão comer picanha, negrada, é o que vocês merecem. O Brasil merece o presidente que tem. É, o Brasil merece o presidente que tem. O Brasil merece. Porque para ajudar o Brasil, é pouca gente que ajuda”, afirmou Bossardi.
Após a fala, Bossardi tem a atenção chamada por alguém que não aparece no vídeo. Ele fica em silêncio e, então, se desculpa. Durante as desculpas, é interrompido pelo vereador André Luiz Rokoski (PP), que pede à presidência da Câmara que exija uma retratação do colega.

“Quero pedir desculpas… O senhor me respeite que eu não usei o seu espaço, o senhor me respeite”, pede Bossardi, dirigindo-se a Rokoski.

A Polícia Civil informou que um inquérito deve ser aberto na tarde desta quarta e que a investigação será feita pela Delegacia de Proteção a Grupos de Vulneráveis (DPGV) de Vacaria.

Investigação policial e medidas administrativas

A vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) procurou uma delegacia de polícia ainda na terça-feira (30) para registrar uma ocorrência de injúria racial e racismo contra o vereador. De acordo com a 25ª Delegacia Regional de Polícia de Vacaria, o documento deve ser distribuído para uma delegacia distrital durante a tarde, ocasião em que deve ser instaurado um inquérito policial para investigar o caso.

Além disso, a vereadora Selmari trabalha na elaboração de uma denúncia destinada à comissão de ética da Câmara. Ela planeja pedir a retratação do vereador, bem como a cassação do seu mandato.

De acordo com a presidência da casa, é aguardada a denúncia para que a direção possa se manifestar a respeito do caso.

Quem é Moacir José Bossardi
Moacir José Bossardi nasceu em São José do Ouro. Em 1986, ingressou como funcionário do município de Vacaria na administração do ex-prefeito Marcos Palombini. Trabalhou na Secretaria de Assistência Social e, depois, como motorista do Conselho Tutelar e da Secretaria Municipal da Saúde.

Em 2020, foi eleito vereador em Vacaria com 675 votos.

 

By Natasha Figueredo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também