Brasil Pastor Tupirani é condenado a 18 anos de prisão...

Pastor Tupirani é condenado a 18 anos de prisão por ódio contra judeus

-

- Advertisment -

A Justiça Federal condenou o pastor Tupirani da Hora Lopes, líder da Igreja Pentecostal Geração Jesus Cristo, a 18 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de racismo e ódio contra judeus.

A ação foi movida pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) e pela Federação Israelita do Rio de Janeiro (Fierj). O religioso foi preso em 24 de fevereiro deste ano pela Operação Rófesh.

Segundo a denúncia apresentada contra Tupirani no Ministério Público, ele teria praticado, induzido e incitado a discriminação contra pessoas judias ou israelitas. Os crimes teriam sido cometidos através de publicações de vídeos e mensagens em canais do YouTube ou perfis e redes sociais.

O pastor teria feito discurso de ódio e violência contra judeus em diversas ocasiões. Ele chegou a declarar que os judeus “mereceram passar por um massacre”.

Em outra ocasião, o religioso afirmou que o “anjo da morte” deveria chegar para os judeus. Ele também fez referências ao holocausto e ao desejo de morte dos membros da comunidade em seus discursos para os fiéis na igreja.

A juíza Valéria Caldi Magalhães, da 8ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, considerou que “o réu se valeu de sua condição de pastor de uma comunidade religiosa para a prática do crime, o que incrementa o potencial de induzir os seguidores a agir de modo similar”.

A defesa pediu a substituição da pena privativa de liberdade, mas foi negada pela Justiça. “É incabível, pois o total de pena final supera os quatro anos, além de serem desfavoráveis as circunstâncias judiciais”, diz a decisão de Valéria, a qual o Metrópoles teve acesso.

De acordo com a Conib (Confederação Israelita do Brasil), trata-se da maior pena aplicada no Brasil por esse tipo de crime.

O início de cumprimento da pena será o fechado, seja pela quantidade de pena aplicada, ou seja porque as circunstâncias judiciais são altamente desfavoráveis ao réu. A recomendação é para que o ingresso seja no sistema de execução pelo regime mais gravoso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Ultimas Notícias

Justiça decreta prisão de Kleber Gladiador, ex-Grêmio, por falta de pagamento de pensão alimentícia

Decisão é da 2ª Vara de Família de Canoas, na Região Metropolitana. Cumprimento do mandado de prisão ainda não...

Condenada a 27 anos de prisão mulher que matou filho recém-nascido e escondeu corpo em lixeira no RS

Crime ocorreu em Tramandaí, em 2017. Bebê foi encontrado morto por catadores dentro de uma lata de lixo.O Tribunal...

Atleta do RS é resgatado de Dubai após reprovação em teste e jornada de 15h de trabalho diárias

Caso ocorreu em 2022. Empresário prometia "uma vida de Sheik" ao jogador de futebol. Moisés Santana Brisola chegou a...

Justiça aceita denúncia contra acusado de matar namorada e carbonizar corpo em lareira no RS

De acordo com TJ, André Avila Fonseca passa a responder por feminicídio, destruição parcial de cadáver e posse de...