O mapa definitivo do distanciamento controlado confirmou o Rio Grande do Sul com três bandeiras vermelhas e duas amarelas nesta semana

Nova configuração entra em vigor nesta terça-feira. (Foto: Divulgação/Palácio Piratini)

Com o indeferimento dos recursos de prefeituras e entidades regionais, o mapa definitivo da vigésima-sétima rodada do sistema de distanciamento controlado tem três áreas do Rio Grande do Sul sob bandeira vermelha (alto risco epidemiológico para coronavírus), duas em amarelo (baixo risco) e 16 na cor laranja (médio). A configuração entra em vigor nesta terça-feira (10), com validade de sete dias.

Após uma semana apenas com bandeiras laranjas (risco médio para coronavírus) nas 21 “Regiões Covid” do modelo, estão em vermelho Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo, devido à piora em indicadores relativos à pandemia. Destas, apenas a primeira não contestou a classificação preliminar divulgada pelo Palácio Piratini na sexta-feira passada (6), ao passo que as outras duas tentaram mas não conseguiram reverter o status.

As bandeiras amarelas, por sua vez, estão “fincadas” nas áreas de Erechim e Bagé, nas quais foi constatada a melhora na situação da pandemia. Os dados podem ser conferidos de forma detalhada em distanciamentocontrolado.rs.gov.br

A macrorregião Missioneira, de modo geral, apresentou crescimento de 17,8% na ocupação de leitos clínicos por pacientes de Covid, fechando a quinta-feira (5) com 99 hospitalizações, maior patamar dos últimos 30 dias. Em termos de casos confirmados em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o avanço foi de 5,2%, com 40 pacientes.

Em âmbito estadual, o grupo de monitoramento constatou estabilidade em todos os indicadores, com variações inferiores a 5%. “Como pontos negativos, nos quais os indicadores mostraram piora, estão o número de internados com síndrome respiratória aguda grave [SRAG] em leitos de UTI, que cresceu 3%”, frisou o governo gaúcho. “O número de óbitos aumentou 4% e a quantidade de leitos livres caiu 3%.”

Contabilizando-se os pacientes internados por outras causas, nesta semana houve leve aumento no número de leitos de UTI ocupados. Com a manutenção do total de estruturas desse tipo no Rio Grande do Sul, percebe-se uma estabilidade na proporção de leitos livres para cada ocupado por paciente de coronavírus nas últimas quatro semanas.

Cogestão

Das 21 “Regiões Covid”, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não aderiram ao sistema de cogestão com o governo gaúcho no distanciamento controlado. As demais 18 adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo Palácio Piratini: Santa Maria, Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado.

As regiões em cogestão classificadas em bandeira vermelha podem adotar regras de bandeira laranja, e as classificadas em laranja podem adotar protocolos de bandeira amarela, basta que enviem protocolos próprios adaptados à Saam (Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios).

A adoção de protocolos alternativos não altera as cores do mapa definitivo, que será divulgado após análise dos recursos pelo Gabinete de Crise, na tarde de segunda-feira, por meio de notícia publicada no site do governo do Estado. A vigência das bandeiras da 27ª rodada começa na primeira hora de terça-feira e termina às 23h59min de segunda-feira (16).

(Marcello Campos)

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

By Natasha Figueredo

Veja Também