Economia Itaú estuda tirar a XP Investimentos de baixo de...

Itaú estuda tirar a XP Investimentos de baixo de seu guarda-chuva

-

- Advertisment -

O banco Itaú, dono de 49% da XP Investimentos, está estudando retirar a corretora de Guilherme Benchimol de baixo de seu guarda-chuva. A ideia é que a XP integre uma outra sociedade do grupo, com outras empresas. As duas companhias vivem às turras atualmente, diante do crescimento da XP em áreas que o Itaú possui interesse, apesar de ambas serem sócias. Em 2017, o banco comprou a participação por 6,3 bilhões de reais.

Em nota ao mercado, o Itaú informou “que está em estágio avançado de análise e discussão de estudos acerca da possibilidade de segregar essa linha de negócio do conglomerado Itaú Unibanco em uma nova sociedade (“Newco”), mediante cisão de empresas do referido conglomerado com a versão de parte do seu patrimônio, representada por ações representativas de 41,05% do capital da XP, para a Newco. Com a eventual cisão, os acionistas do Itaú Unibanco receberiam participação acionária na Newco, cujo único ativo seria aquela linha de negócio representada por tais ações do capital da XP, e a Newco, que seria uma companhia aberta, passaria a ser parte do Acordo de Acionistas da XP. Caso se decida implementar a referida cisão, ela não será concretizada antes de 31 de dezembro de 2020”.

Uma participação de 5% será oferecida ao mercado, nos Estados Unidos, provavelmente na Nasdaq, onde a XP está listada. Segundo o comunicado, serviria para monetizar o investimento e aumentar o índice de capital principal de Basileia III.

+ Siga o Radar Econômico no Twitter

Continua após a publicidade

Ultimas Notícias

Bolsonaro declara apoio a Busato, assista ao vídeo

O presidente Jairo Bolsonaro (sem partido) gravou um vídeo em apoio à reeleição do atual prefeito de...

Rio Grande do Sul registra 3.957 novos casos de Covid-19 e mais 91 mortes provocadas pela doença

Por Redação O Sul | 12 de novembro de 2020 O Rio Grande do Sul registrou 3.957 novos casos de...

Cães de terapia e assistência podem acessar locais públicos e privados no Rio Grande do Sul

Por Redação O Sul | 12 de novembro de 2020 Os animais devem usar colete de identificação Foto: Pixabay Os animais devem...

Polícia Federal apreende mais de uma tonelada de maconha na Região Norte do Rio Grande do Sul

Por Redação O Sul | 12 de novembro de 2020 A PF (Polícia Federal) apreendeu, na madrugada desta quinta-feira (12),...