Covid-19: Brasil atinge menor média de mortes dos últimos cinco meses

O Brasil atingiu neste sábado, 17, pela primeira vez desde desde o dia 7 de maio uma média móvel de óbitos inferior a 500 registros. Foram oficialmente aferidas 461 mortes e o cálculo diário da média móvel, indicador utilizado por VEJA que leva em conta a média de registros dos últimos sete dias, foi de 496,7 mortes.

O número é calculado por VEJA com dados oferecidos pelas secretarias de saúde regionais. Deste modo é possível anular as variações diárias do registro feito pelos órgãos públicos de saúde. A conta é feita a partir da soma do número de casos e mortes nos últimos sete dias com o total dividido por sete, chegando assim à um número comum a todo o período avaliado.

LEIA TAMBÉM
A misteriosa complicação do coronavírus em algumas crianças

Nas últimas duas semanas, os registros diários na média móvel de óbitos — seguindo a lógica do cálculo — variavam entre números próximos a 650. Desde o dia 11, a queda se deu dentro da casa dos 500 registros, até reduzir ao patamar atingido hoje.

Em relação aos casos confirmados, a média móvel deste sábado foi de 20.246,4 novos diagnósticos positivos. Confira abaixo o gráfico com o cálculo das médias diárias:

!function(e,t,s,i){var n=’InfogramEmbeds’,o=e.getElementsByTagName(‘script’),d=o[0],r=/^http:/.test(e.location)?’http:’:’https:’;if(/^/{2}/.test(i)&&(i=r+i),window[n]&&window[n].initialized)window[n].process&&window[n].process();else if(!e.getElementById(s)){var a=e.createElement(‘script’);a.async=1,a.id=s,a.src=i,d.parentNode.insertBefore(a,d)}}(document,0,’infogram-async’,’//e.infogr.am/js/dist/embed-loader-min.js’);

Continua após a publicidade

By Natasha Figueredo

Veja Também