Condenado a 30 anos de prisão padrasto acusado de matar jovem estrangulada em Porto Alegre

Gabrielle França, de 18 anos, foi morta em abril de 2021. Ministério Público (MP) afirma que acusado queria se vingar da mãe da vítima. Defesa diz que vai recorrer da decisão.

 

Gabrielle França, de 18 anos, foi morta em Porto Alegre.

Foi condenado a 30 anos de prisão, na terça-feira (21), o padrasto acusado de matar por estrangulamento a própria enteada, uma jovem de 18 anos, na Zona Leste de Porto Alegre. O crime contra Gabrielle França ocorreu em abril de 2021.

Niel Mateus da Rosa Alves, que foi preso no dia do assassinato após se jogar da Ponte do Guaíba, segue detido na Penitenciária de Canoas. A defesa afirma que irá recorrer da decisão, pedindo a redução da pena. O advogado Semarino Alves Nunes considerou a condenação “exacerbada e desproporcional”.

Segundo a denúncia do Ministério Público (MP), o acusado matou a enteada para se vingar da mãe dela.

Durante o júri, foram ouvidas cinco testemunhas de acusação e cinco de defesa, além do réu, interrogado pela juíza Cristiane Busatto Zardo, da 4ª Vara do Júri de Porto Alegre.

Acusado foi preso em flagrante no dia do crime, em abril de 2021, em Eldorado do Sul

Relembre o crime
Gabrielle foi encontrada morta em casa no bairro Agronomia. O padrasto foi apontado pela polícia como o principal suspeito logo no início das investigações. Ele teria avisado a mãe da jovem e os vizinhos que tinha cometido o crime e fugido.

O homem morava na casa com mais três filhos, além da enteada. Já a mãe morava em outro local, com um novo companheiro. No momento do crime, os outros filhos estavam na casa da mulher.

De acordo com a delegada responsável pelo caso, Jeiselaure Rocha de Souza, a mãe relatou que o suspeito já havia feito ameaças à filha. Ela inclusive teria registrado uma ocorrência relatando o fato em 2019. Porém, não acreditou que ele faria algo, já que teria criado a jovem como filha desde pequena.

O réu e a mãe da vítima estavam separados havia cerca de dois anos. Ainda segundo a delegada, o homem tinha antecedentes criminais por violência doméstica.

 

Local do crime, na Zona Leste de Porto Alegre

Prisão
O homem, que tinha de 42 anos na época, foi preso flagrante em Eldorado do Sul, a 15 km do centro da Capital. Ele teve a prisão preventiva decretada na noite do crime.

A polícia informou que a prisão aconteceu após o suspeito se jogar da Ponte do Guaíba. Segundo a delegada Jeiselaure Rocha de Souza, ele foi resgatado pela Patrulha Ambiental e levado para atendimento no Hospital de Pronto-Socorro da Capital, onde teria mentido a identidade.

“Embora tenha sido resgatado às 8h, ele mentiu o tempo todo a sua identificação, até que, no fim da manhã, os policiais conseguiram o telefone de um familiar e, através desses contatos, foi possível constatar que se tratava dele”, explicou a delegada na época.

O homem foi autuado em flagrante por feminicídio praticado por motivo torpe, asfixia, mediante recurso que dificulte ou torne impossível a defesa da vítima, e pelo crime de falsa identidade.

O suspeito foi ouvido pelos policiais no próprio hospital, onde prestou depoimento em vídeo e assumiu a autoria do crime, conforme Jeiselaure Rocha de Souza.

By Natasha Figueredo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também